quarta-feira, 6 de julho de 2016

Eletrodinâmica - Corrente elétrica - ENEM

Corrente elétrica

Quando falamos de movimentos das cargas elétricas temos que levar em consideração, que essas cargas elétricas podem ser íons ou elétrons livres. Então podemos ter como conceito que corrente elétrica é o movimento “ordenado” de partículas carregadas ( Íons e elétrons) através de um meio condutor, provocado por uma diferença de potencial elétrico.
                                           Sentido da corrente elétrica


    Nos condutores metálicos, a corrente elétrica é formada pelo fluxo de elétrons livres que se desloca do menor para o maior potencial, isto é, no sentido contrário ao do campo elétrico no interior do condutor.

INTENSIDADE DA CORRENTE ELÉTRICA


      Seja Δq a carga elétrica que a travessa a seção reta de um condutor num intervalo de tempo Δt A intensidade média da corrente elétrica é a relação entra a carga elétrica Δq e o correspondente intervalo de tempo Δt.



Unidades no SI:

Δq => coulomb (C)
Δt => segundo (s)
i => ampère (A)


NATUREZA DA CORRENTE ELÉTRICA

Corrente eletrônica é aquela constituída pelo deslocamento de elétrons livres. Ocorre nos metais, como filamento de tungstênio das lâmpadas.
Corrente iônica é aquela constituída pelo deslocamento de íons positivos e negativos. Ocorre nas soluções eletrolíticas.
Corrente mista é aquela constituída pelo movimento de elétrons livres e pelo fluxo de íons positivos.

Um comentário: